O arroz de carreteiro é um prato típico do sul do Brasil, A receita original surgiu com os famosos carreteiros, que atravessavam o país para vender produtos em carretas puxadas por bois. Para aguentar as longas viagens, os carreteiros comiam carne de sol em conserva misturada com arroz e outros temperos. É feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio, bacon e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, sempre com bastante tempero. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.
O arroz de carreteiro é um prato típico do sul do Brasil, É feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio, bacon e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, sempre com bastante tempero. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.
Ingredientes
• 2 xícaras de arroz
300g • de carne seca (dessalgada e desfiada)
1cebola • picada
2dentes • de alho picados
2colheres • de sopa de óleo
4xícaras • de água quente
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• Cheiro-verde a gosto
Modo de Preparo
1
1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.
2
2. Adicione a carne seca e refogue por mais alguns minutos.
3
3. Acrescente o arroz, misture bem e adicione a água quente.
4
4. Cozinhe em fogo baixo até o arroz estar macio. Finalize com cheiro-verde.
Informações Nutricionais
Servings 6
Amount Per Serving
Calories350kcal
% Daily Value *
Total Fat10g16%
Total Carbohydrate50g17%
Protein15g30%
* Os Valores Diários Percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seu valor diário pode ser maior ou menor dependendo de suas necessidades calóricas.
Notas
Materiais Necessários:
Panela
Faca e tábua de corte
História
Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o Rio Grande do Sul em carretas puxadas por bois, coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Trata-se de um prato prático que, por sua simplicidade, podia ser preparado pelo viajante solitário, que somente poderia comer um churrasco (que é feito de carne fresca) em um paradouro depois de muitos dias de viagem.
Keywords:
Arroz, Carne seca, carreteiro, arroz de carreteiro
Você fez esta receita?
Marque #saboreureka se você fez esta receita. Siga @saboreureka no Instagram para mais receitas.
Pin this recipe to share with your friends and followers.
Minha paixão pela gastronomia começou cedo, movida pela curiosidade de transformar ingredientes simples em experiências inesquecíveis. Formado em Gastronomia pelo Senac, iniciei minha jornada em restaurantes tradicionais e alguns mexicanos, onde desenvolvi um profundo amor pela culinária brasileira e mexicana e pelas possibilidades criativas que elas oferecem.