O arroz de carreteiro é um prato típico do sul do Brasil, A receita original surgiu com os famosos carreteiros, que atravessavam o país para vender produtos em carretas puxadas por bois. Para aguentar as longas viagens, os carreteiros comiam carne de sol em conserva misturada com arroz e outros temperos. É feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio, bacon e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, sempre com bastante tempero. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.
Arroz de Carreteiro
Descrição
O arroz de carreteiro é um prato típico do sul do Brasil, É feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio, bacon e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, sempre com bastante tempero. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.
Ingredientes
• 2 xícaras de arroz
Modo de Preparo
- 
														1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.
 - 
														2. Adicione a carne seca e refogue por mais alguns minutos.
 - 
														3. Acrescente o arroz, misture bem e adicione a água quente.
 - 
														4. Cozinhe em fogo baixo até o arroz estar macio. Finalize com cheiro-verde.
 
Informações Nutricionais
Servings 6
- Amount Per Serving
 - Calories 350kcal
 - % Daily Value *
 - Total Fat 10g16%
 - Total Carbohydrate 50g17%
 - Protein 15g30%
 
* Os Valores Diários Percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seu valor diário pode ser maior ou menor dependendo de suas necessidades calóricas.
Notas
Materiais Necessários:
- Panela
 - Faca e tábua de corte
 
História
Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o Rio Grande do Sul em carretas puxadas por bois, coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Trata-se de um prato prático que, por sua simplicidade, podia ser preparado pelo viajante solitário, que somente poderia comer um churrasco (que é feito de carne fresca) em um paradouro depois de muitos dias de viagem.